Como vimos na sala de aula, os rios por onde passam as hidrovias possuem diversas intervenções humanas. é raro um rio ser totalmente navegável sem a necessidade da ação antrópica. Alargamento, aprofundamento da calha, balizamento, e construção de eclusas são alguma delas.
Assita o vídeo abaixo que mostra o Canal do Panamá.
Bom trabalho e Saudações geográficas!
Professor Conrado,
ResponderExcluiraqui está o dever de casa:
CANAL DO PANAMÁ
=> Antigamente era preciso contornar a América do Sul inteira(1,5 mil Km) para "sair do outro lado"... hoje, foi feito um ATALHO, O CANAL DO PANAMÁ!!!
=>O Canal é composto pelo Rio Chagres e o lago Gatún.
=>O Canal não é feito apenas de lagos artificiais: alguns trechos tem até 26m acima do nível do mar, o que dá ao canal 6 eclusas: 3 para entrada e 3 para saída.
=>Os capitães dos barcos tem uma "ajudinha a mais", pois os pilotos do Canal auxiliam a travessia e as manobras.
=>As eclusas são estreitas, então o barco é puxado por cabos de seis trens, em média.
=>A travessia pode durar até 10 horas.Cargueiros que passam por lá, medem, em média, 32m de largura e 294 de comprimento: o que dá apenas um pneu de bicicleta de distância do barco à parede da eclusa.
Então é isso, professor! Obrigado e até quinta,
Rafael Lima de Andrade
Professor Conrado , adorei o vídeo, aprendi muito sobre o Canal do Panamá
ResponderExcluirAqui está tudo que aprendi:
- O canal do Panamá foi construído em 1914
-No Panamá fica uns dos trechos de terra mais estreitos, separando o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico, são só 65 km, por isso o Canal foi construído lá,criando um grande atalho marítimo
-O Rio Chagres serviu de base para a construção de lagos gigantescos, onde os navios navegavam para atravessar o país
-O Canal não é feito só de lagos artificiais. Como alguns trechos do território Panamembo ficam até 26 metros acima do nível do mar,foi preciso construir uma série de eclusas para os navios subirem e descerem de nível durante a travessia
-Como as eclusas são muito estreitas, o navio passa por elas puxado por até seis pequenos trens. Ligados ao navio por cabos, eles ajudam a manter a embarcação superalinhada
-Toda a travessia do Canal pode durar até 10 horas
-Os maiores cargueiros que atravessam o Canal medem até 32 metros de largura por 294 metros de comprimento
-Em média 40 navios fazem o sobe e desce do Canal do Panamá a cada dia
Alice Cardoso Rodrigues
6 ano Alfa
Panamá
ResponderExcluirO canal do Panamá foi construído em 1.914
Antes os navios precisavam de transitar o Oceanos Pacifico tinham que contornar toda a America do Sul percorrendo 15 mil km
Rios antigos como o rio Charge serviram de construção de lagos grandes para navios navegarem para atravessar o Pais na entrada do canal o navio passa por 3 eclusas e na saída são mais 3 eclusas . Como as eclusas são muito estreitas o navio passa puxando por áte 6 pequenos trens ligado ao navio por cabos , que ajudam a manter a tromba a travessia toda pode durar te 10 horas
Os maiores cargueiros que atravessam o canal mede ate 32 m os navios deste tamanho passam espremidos pelas eclusas .
Em media 40 navios fazem o sobe e desce a cada dia
Gostei muito do vídeo obrigado
Aluna : Julia Mattar
6 ano alfa
Conrado aqui está o dever:
ResponderExcluir-O Canal do Panmá foi construído em 1.914
-Antes do canal ser construído navios que queriam transitar entre o Oceana Pacífico e Atlântico tinham que dar a volta na América do Sul então quando foi construído,serviu como um atalho
-Rios antigos,como o Chagres serviram de base para a construção de lagos artificiais
-Mas o canal não era feito somente por lagos artificiais,alguns trechos estavam situados 26m acima do mar,nesses trechos foram construídas eclusas,3 na entrada e 3 na saída.As eclusas funcionam como um "elevador"
-Além dos navios cortarem caminho pelo canal recebem um serviço de primeira.O piloto comanda o próprio navio,mas nas manobras mais importantes eles recebem a ajuda dos barcos rebocadores
-Como as eclusas são muito estreitas,os navios são puxados por trens rebocadores que ajudam o navio a se manter alinhado assim evitando trombada
-Os maiores cargueiros que tem 32m de largura e 294 de comprimento passam espremidos pelas eclusas
-Em média 40 navios fazem o sobe e desce do Canal do Panamá
Maria Júlia martins
6 ano alfa
Olá Conrado
ResponderExcluirAqui está o dever de casa:
-A construção do Canal do Panamá (1914) foi muito importante,antes os navios que precisavam transitar entre os oceanos Pacífico e Atlântico tinham que contornar toda a América do Sul,percorrendo uma distância de quase 15 mil km.
-O Canal foi construído no Panamá devido aos trechos mais estreitos separando os dois oceanos (65 km),um grande atalho marítimo.
-Rios como o Chagres,serviram de base para a construção de grandes lagos por onde os navios navegavam para atravessar o país.
-Como alguns trechos do território panamenho ficam até 26 m do nível do mar foi preciso construir uma série de eclusas.
-Na entrada do canal,o navio passa por uma série de três eclusas até chegar ao lago artificial,na saída do canal,são mais três eclusas.
-Durante o trajeto um piloto do canal assume o comando do navio do começo ao fim da travessia,e barcos rebocados ajudam nas principais manobras.
-Como as eclusas são muito estreitas os navios passam por elas puxados por seis pequenos trens.A travessia do Canal pode durar até 10 horas.
-Em média,quase 40 navios fazem a travessia do Canal do Panamá por dia.
Giovanna Godinho Pereira
6 ano alfa
Olá Conrado ,
ResponderExcluirGostei muito do vídeo sobre o Canal do Panamá .
Esse é o meu dever de casa :
-O Canal do Panamá foi construído em 1.914.
-Antes da construção do Canal do Panamá ,os navios tinham que contornar toda a América do Sul percorrendo uma distância de quase 15 mil quilômetros .
-O Canal foi construído no Panamá porque lá fica um dos trechos de terra mais estreitos separando os dois oceanos, criando um grande atalho marítimo .
-O Canal não é só feito de lagos artificiais. Alguns trechos desse território ficam até 26 metros acima do nível do mar ,por isso construíram as eclusas para os navios subirem e descerem na travessia .
-Os navios passam por uma série de eclusas. São 3 na entrada e 3 na saída .
-Os navios que passam por esse Canal recebem um serviço de primeira , com a ajuda de um piloto que assume o comando do navio do inicio ao fim do trajeto e barcos rebocadores.
-As eclusas são muito estreitas, por isso precisa de até 6 pequenos trens para puxar o navio evitando uma trombada e toda travessia do canal dura até 10 horas.
-Os maiores cargueiros passam espremidos pelas eclusas e a cada dia quase 40 navios fazem um sobe e desce no Canal do Panamá.
Mariah Andrade Reis .
6 ano alfa.
Professor Conrado, aqui está o dever de casa:
ResponderExcluirO Canal do Panamá, foi construído em 1914 para facilitar o trajeto entre o Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, pois antes a distância era de 15 mil km e hoje são apenas 65 km de travessia.
O Canal é formado por rios antigos como o Rio Chagres e lagos artificiais. Além dos rios e lagos foram construídas algumas Eclusas para os navios subirem e descerem, já que algumas partes do canal fica acima do nível do mar.
Quando os navios chegam no canal contam com a ajuda de pequenos barcos para ajudarem na entrada, pois o canal é muito estreito, e pequenos trens para ajudar na travessia e deixar o barco alinhado, onde pode durar até 10 horas.
Grandes navios passam por esse canal, alguns chegam a medir 32 metros de largura e 294 metros de comprimento e em média são 40 navios que atravessam o Canal do Panamá por dia.
Giovana Almeida
6 ano alfa.
Conrado,aqui esta o dever que voce solicitou :
ResponderExcluirO canal foi construído em 1914.
No Panamá fica um dos trechos de terra mais estreitos separando os dois oceanos são só 65 quilometros.
O canal não é feito de só lagos artificiais.
Foi preciso de construir uma série de eclusas para os navios subirem e descerem de nível durante a travessia.
Como as eclusas são muito estreitas, o navio passa por elas puxado por até seis pequenos trens ligados ao navio por cabos, eles ajudam a manter a embarcação superlinhada, evitando uma trombada.
Em média, quase 40 navios fazem o sobe e desce do Canal do Panamá a cada dia.
Giulia Pizol
6 ano alfa
Olá Conrado,
ResponderExcluirO canal do Panamá foi construído em 1914. Antes os navios precisavam contornar a América do Sul Percorrendo assim 15 mil Km . No Panamá existe o trecho mais estreito separando os 2 oceanos, por isso o canal foi criado como atalho marítimo.
Os maiores Rios serviam de base para a construção de grandes lagos para ajudar os navios a atravessar. Com a ajuda de eclusas os navios sobem e descem de níveis.
recebem ajuda de um piloto que é importante nas principais manobras. As eclusas são estreitas por isso recebem ajuda de pequenos trens para manter a linha, tudo isso pode durar até 10 horas.
O maior navio mede até 294 metros de comprimento e 32 metros de altura.
Lara Coelho P. Lima
6 ano Alfa
oi connrado
ResponderExcluirtinha que passar a América do Sul inteira pra chegar ao outro lado
os navios andam por de eclusas tem 3 na entrada e 3 na saída (o mesmo tamto por os dois lados)
mas o canal para passar ,nao era so de lagoas
tinha um tando 25metros que fica acima do nivel do mar pois isso construiram aas eclusas para os navios sibiram e deciam para chegar a ........ do mar
como as eclusas são muito estreitas, o navio passa por elas puxado por até seis pequenos trens ligados ao navio
grandes navios passam por esse canal, alguns chegam a medir 27 metros de largura
Luan costaa -------- 6 ano alfa
Olá Conrado,
ResponderExcluir* Antigamente era preciso contornar a América do Sul inteira (1,5 mil km) e hoje foi feito um atalho, O Canal do Panamá.
* O atalho foi criado em 1914.
* Os navios passam por várias eclusas, 3 na entrada e 3 na saída.
* Grandes navios passam por esse canal, alguns chegam a medir 32 metros de largura e 294 metros de comprimento e em média são 40 navios que atravessam o Canal diariamente.
Luísa Oliveira
6 ano Alfa